
Aqui em casa somos apreciadores de comida italiana e se não fosse a quantidade de calorias, comeríamos massas e pizzas todos os dias ( mas não trocamos o cozido à Portuguesa por nada!).
Hoje tive algum tempo livre e decidi fazer um almoço mais elaborado e saboroso para mim mas que ao mesmo tempo não demorasse muito tempo a confecionar - eis que surge a ideia de fazer uma bela Carbonara.
A receita que a maioria das pessoas conhece não é de todo a original já que as natas não entram na real carbonara e posto isto, hoje apresento-vos esta maravilha feita da forma mais fiel as suas origens: Com o molho italiano à base de ovo, leite e queijo em pó.
O truque desta receita são sem duvida os ingredientes utilizados porque eu já havia feito com natas, com fiambre, com queijo ralado, com cogumelos de lata , etc - basicamente fiz da forma que geralmente todos conhecem- mas desta vez digo-vos: Estava extremamente saborosa e sem comparação possível a todas as que já comi na minha vida: A melhor Carbonara é sem dúvida aquela que faço em casa.
É importante utilizarem um bacon que contenha alguma gordura para que confira um sabor mais apurado a toda esta receita e foi por isso que utilizei as Tiritas de bacon da primor Charcutaria - tiras finas e de excelente qualidade, permitiram que obtivesse uma receita muito equilibrada em termos de sabor.
O queijo parmesão é dos elementos mais importantes senão o mais importante nesta receita -tem de ser parmesão em pó já que com outro queijo não irá funcionar nem ficar tão cremoso.
Repliquem nas vossas cozinhas e surpreendam as pessoas que mais gostam com uma receita simples , rápida e prática sem abdicarem do sabor.

Ingredientes para três pessoas:
450g de taglietelle
300g de bacon ( às tiras retangulares finas) - eu utilizei 3 embalagens de ''Bacon tiritas'' da Primor charcutaria com 120g cada.
150g de queijo parmesão ralado
1 folha de louro
1 dente de alho picado
1 chávena e meia de leite meio gordo
1 colher de café de pimenta preta
1 gema tamanho M
Passos:
1. Coza a massa até ficar al dente.
2. Entretanto, numa frigideira coloque o bacon às tiras finas, a folha de louro e o dente de alho picado, deixando-os a refugar na gordura do bacon ( não é necessário utilizar azeite ), até que o bacon esteja tostadinho.
3. Escorra a massa e reserve meia chávena da água da cozedura.
4. Num tacho coloque o leite, a pimenta branca, uma pitada de sal e a gema: Envolva tudo até obter um líquido homogéneo amarelado.
Depois adicione a água da cozedura da massa (ainda morna) e misture tudo novamente. Por fim adicione o queijo parmesão.
5. Coloque a massa escorrida na frigideira, envolva-a no bacon e regue tudo com o molho obtido no ponto 4 : !É importante misturar muito bem a massa e o molho , fora do lume com a frigideira ainda quente , mexendo sempre para que o ovo não coza; É necessário comer de imediato.
6. Polvilhe com salsa verde picada q.b e queijo parmesão em pó q.b .
Patrick vou deixar só mais este. Não estava a ser simpática, é verdade a tua Carbonara tem muito bom aspecto. Sabes tenho uma filha com 15 quase 16 anos que gosta muito de Carbonara. Hei-de fazer a tua receita para ver qual é a opinião dela!
ResponderEliminarBeijinhos
Ana http://acozinhadaanikasblog.wordpress.com
Está à vontade para comentar as vezes que quiser! Espero que ela goste, aguardo notícias. hehe
EliminarPatrick a Carbonara tem um aspecto delicioso e será a próxima receita a experimentar, depois do teu Rolo de carne. 😋
ResponderEliminarSe quiseres experimentar esta receita que criei está à vontade, não é uma receita italiana original mas penso que se aproxima.
Se fizeres, deixa-me saber o que achaste dela.
http://www.opecadodagula.com/tagliatelle-de-peru-com-cogumelos-castanhos/
Olá, bom dia!
ResponderEliminarObrigado pelo seu comentário, espero que goste dessas receitas tanto quanto nós cá em casa. Parece-me bem a sua receita, quando a fizer vou partilha-la aqui no blog e no facebook!
Bom dia Patrick,
ResponderEliminarEssa carbonara deixou me com água na boca, embora um pouco calórica ;p
Parabéns
Olá, Joana!
EliminarObrigado pelo seu comentário. De facto é calórica, mas uma vez não são vezes! :)
Convido-a a seguir meu blog para estar a par das próximas receitas. :)
Que bom aspeto!!!!
ResponderEliminarBeijinho**
https://tinygirlreviews.wordpress.com
Obrigado, Bruna! Visitei o teu espaço também e já te sigo no bloglovin. Muito sucesso para ti :)
Eliminar