Bolas de Berlim no forno


 

A receita de hoje foi um desafio que me deu várias dores de cabeça durante 6 tentativas... isso mesmo, só  à 6ª tentativa é que me correu bem.

Como não sou adepto de fritos a receita destas bolas de Berlim passa pelo vosso forno: É preciso respeitar cautelosamente os tempos de levedura da massa para que tudo corra bem (oxalá eu soubesse isto mais cedo) e não percam a forma ou a proporção quando forem cozer.

O recheio que eu trago é o recheio básico - de pasteleiro- mas podem rechear com uma geleia de frutos vermelhos ou guanache de chocolate. 

É uma receita muito boa para um lanche, experimentem.




Ingredientes para cerca de 10 bolas:

 

Massa:

 

80ml de leite morno 

2 ovos + 1 gema 

80g de açúcar

70g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

400g de farinha de trigo 

10gr de fermento fresco

1 colher de sopa de vinho do Porto

 

Creme:

 

250ml de leite

50g de amido de milho

75g de açúcar

2 gemas 

1 vagem de baunilha.




Preparação:

1.  Num recipiente, adicione a farinha ( peneirada ), a manteiga , os ovos + gema e o açúcar. Misture tudo muito bem e ,posteriormente, adicione o fermento fresco, o leite morno e o vinho do porto. Envolva tudo muito bem até obter uma massa macia e fofa,  que se descole das laterais do recipiente.

2.  Tape a massa com um pano e deixe-a repousar num local ameno durante cerca de 50 minutos.

3.  Creme: Entretanto numa panela, coloque o leite, o açúcar e a vagem de baunilha e misture tudo até obter um liquido amarelado.

4.  Adicione o amido de milho peneirado e misture novamente até obter um liquido homogéneo e sem grumos.

5.  Leve a lume médio e, misturando sempre,  deixe engrossar sem ferver. Depois de arrefecer reserve no frio até ser hora de ser utilizado.

6.  Após aguardar os 50 minutos da levedura da massa é hora de separar a bola em duas mais pequenas. Enfarinhe uma superfície e estique cada bola de massa até ficar com mais ou menos 2 dedos de espessura e com a ajuda de um copo , faça circunferências de massa (como vê na imagem acima).

7.  Forre o tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e coloque as circunferências de massa com algum espaço e cubra-os com um pano, deixando-os a levedar por mais 40-50 minutos.

8.  Entretanto pré-aqueça o forno a 160º.

9.  Quando terminarem os 40-50 minutos de levedura das circunferências de massa, é expectável que estas tenham dobrado o seu tamanho. (Opcional) Pincele com uma gema e um pouco de leite para levar ao forno durante 25 minutos.

10.              Deixe que as bolas de Berlim arrefeçam e depois, com a ajuda de uma tesoura, corte-as no meio (sem abrir totalmente) e depois com a ajuda de um saco pasteleiro de ponta grossa, coloque o recheio no interior das bolas. Para terminar polvilhe com açúcar em pó q.b.

Nota: Eu gosto dos cremes de recheio com tendência para o semi-espesso, se o quiserem mais espesso, adicionem mais amido de milho ao creme.


Comentários

  1. Uma verdadeira tentação estas bolas de berlim!
    Já ando tentada à uns tempos para experimentar.
    Bjs e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Que aspeto incrível, parece uma coisa difícil de fazer mas pela tua receita vai ser mais fácil...

    Novos posts:https://abpmartinstravelwithme.blogspot.com/

    Beijinhos ❤︎

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

As três melhores receitas