Risotto de cogumelos


Para mim, risotto é o exlíbris da gastronomia Italiana. 

Antes desta situação toda à qual nos habituamos e até achamos normal , comi um risotto num restaurante Italiano que não me deixou satisfeito -  arroz cru , não estava cremoso e estava muito seco - e fiquei com má impressão em relação a este prato. 

Posteriormente, voltei a repetir a experiência desta vez noutro local e fiquei mais satisfeito , no entanto achava que faltava qualquer coisa para ser especial. 

Depois de algum tempo na gaveta, decidi por mãos à obra e procurar receitas para me inspirar - cheguei à conclusão que o segredo deste prato é o caldo com o qual vamos cozer o arroz.

Aqui em casa temos hábito de guardar cascas de cebolas, restos de cenoura, talos , cascas de alho e sobras, restos de salsa , aipo etc , e guardar num frasco com água no frigorifico - tinha encontrado o ponto de partida para o meu caldo. 

Depois de ter feito várias vezes esta receita nunca mais comi risotto de cogumelos fora de casa - acertei em cheio - e quem o provou , ficou maravilhado. 

O único contra é o trabalho de braços que vão ter, já que é necessário mexer sempre o arroz para que não cole e não fique empapado - são cerca de 15 minutos que no fim de contas vão compensar. 




Ingredientes ( para duas pessoas )

1 +1/2 chávena de chá de arroz Arborio 
4 colheres de sopa de manteiga com sal 
1 cebola média
2 dentes de alho 
50 ml de molho de soja
100g de cogumelos marron frescos 
150g cogumelos brancos frescos 
100g de queijo parmesão em pó ( pessoalmente acho que quanto mais, melhor )

[Caldo de legumes ( eu uso restos de legumes, mas ensino-vos a fazer um caldo caso não os tenham)]
3l de água 
170ml de molho de soja
2 cenouras médias descascadas
2 cebolas
meio alho francês 
1 folha de louro 
4 dentes de alho esmagados
1 colher de café de pimenta preta

Passos:
  1.  Coloque todos os ingredientes do caldo numa panela e leve ao lume. Assim que começar a ferver, baixe o lume para que vá fervendo. Retifique de molho de soja e água ( já que vai evaporando ) .
  2. Numa frigideira funda, coloque a manteiga. Assim que derreter e ficar amarela, adicione a cebola e os dentes de alho picados finamente. Deixe alourar a cebola e adicione depois os cogumelos - deixe refogar até que diminuam de volume.
  3. Adicione o arroz e mexa até que frite ligeiramente.
  4. Comece a adicionar o caldo : Adicione duas chávenas de chá de caldo à frigideira onde tem o arroz ( é importante estar sempre a mexer para que coza uniformemente ) e regule o fogo para que fique em potência média - mexa durante 3 minutos.
  5. Adicione 3 chávenas de chá de caldo e 1 colher de sopa de queijo parmesão - mexa sempre.
  6. Adicione 2 chávenas de chá de caldo e 2 colheres de sopa de queijo parmesão - mexa sempre para que o arroz não cole.
  7. Adicione mais 2 chávenas de chá de caldo e 1 colher de sopa de queijo parmesão- mexa sempre.
  8. Adicione mais 2 chávenas de chá de caldo , 1 colher de sopa de queijo parmesão e o molho de soja - mexa sempre sem parar. 
  9. Prove o risotto - se já conseguir trincar bem o grão de arroz está pronto caso ainda esteja ''rijo'' , vá adicionando mais caldo e queijo em pó até que fique cremoso e cozido. 
  10. Tem de ser comido no imediato polvilhado com salsa picada e queijo parmesão em pó. 

Comentários

Enviar um comentário

As três melhores receitas