Bolo de canela e mel

 Este é um dos bolos que aqui em casa não pode faltar na altura do natal e pertence a um ''livro de receitas'' escrito à mão pela minha mãe onde tem várias receitas caseiras com alguns twists que lhes acrescentam sabores especiais que tornam cada doce, algo inigualável e imperdível. 

Canela e mel , além de serem sabores característicos do Outono, acho que se enquadram na perfeição nesta época tão nostálgica e este bolo , a cada fatia , fornece-nos um ''sabor'' a Natal.

Bater os ovos com o açúcar , permite obter uma massa mais volumosa e saborosa que, quando for ao forno, fará com que o bolo fique mais húmido e com um sabor bem vincado e equilibrado.

Aconchegante é o adjetivo que melhor define este bolo: Estou convicto que fará uma boa figura nas mesas aí em casa, seja ao pequeno almoço ou ao lanche, e será uma daquelas receitas que vão guardar e repetir várias vezes.


Ingredientes

5 ovos médios
1 chávena de chá de açúcar (mal cheia)
3 chávenas de farinha com fermento 
3 colheres de café de fermento em pó
2 colheres de chá de canela em pó
3/4 de uma chávena de chá de óleo
1/2 chávena de leite 
1 colher de sopa de mel 

Passos:
  1. Num recipiente coloque os ovos e o açúcar - bata-os em potência média durante 7 minutos ( até que triplique de volume) .

     2. Adicione a farinha (aos poucos)  e o fermento , ambos peneirados, envolvendo cuidadosamente com uma espátula de silicone. 
     3. De seguida, adicione a canela e o mel - envolva tudo no creme do ponto anterior. Por fim, e com cuidado , adicione o leite e o óleo - misture tudo até obter um creme amarelado e volumoso.
      4. Unte uma forma com manteiga e com um pouco de farinha, passe no interior da forma para evitar que o bolo cole. 
       5. Verta o creme na forma e leve ao forno , pré-aquecido a 170ºC, durante cerca de 40 minutos ou até o tão famoso palito sair seco. 
      6. Quando for para servir, polvilhe com açúcar em pó e acompanhe com um chá bem quente.


Comentários

Enviar um comentário

As três melhores receitas