Bolo de chocolate e pistácio


     As primeiras Cerejas do ano começam a surgir e com elas, cresce também a saudade de casa. Recordo-me de ser pequeno e acompanhar o meu pai até ao terreno onde temos umas belas e grandes cerejeiras. Tinham uma cor tão viva que brilhavam com a luz do sol. Lembro-me da sensação de as comer diretamente da árvore - tinham um sabor tão especial, que se torna difícil de o descrever. 
   
    Aqui há dias, depois de ter saído do trabalho, fui ao supermercado tratar das compras semanais e deparei-me com umas belas cerejas - grandes, com uma cor semelhante às da minha infância e com um cheirinho muito bom. Decidi trazê-las e, mal cheguei a casa, lavei uma mão delas e acabei por me deliciar com o sabor das mesmas, a lembrar-me de casa. 

    No dia seguinte decidi dar-lhes um uso diferente - utilizei-as para decorar um bolo húmido de chocolate e pistácio, bolo esse que satisfez que o provou. 
    Descomplicado, rápido e com ingredientes que facilmente têm na vossa cozinha, é uma maravilha. 


Ingredientes

Massa do bolo:
2 Chávenas de farinha (aprox.250ml de capacidade) c/fermento.
1 +1/2 Chávena de óleo
1/2 Chávena de cacau em pó 
1/2 Chávena de chocolate em pó 
1 chávena de água morna 
1/2 chávena de café de bayley's 
1 colher de sopa de fermento em pó 
1/2 chávena de açúcar branco 
1/2 chávena de açúcar amarelo
1 chávena de pistácio moído
3 ovos médios 

Cobertura
200ml de claras 
200g de açúcar em pó 
1/2 colher de sopa de sumo de limão espremido na hora 


Preparação:
  1. Num recipiente, misture a farinha, o chocolate e o cacau em pó e os açúcares. Progressivamente, adicione o óleo, misture. Adicione a água e os ovos e, misture tudo novamente até obter um liquido homogéneo. 
  2. Acrescente o fermento em pó peneirado e, por fim, os pistácios.
  3. Unte a forma pretendida com manteiga e farinha e verta a massa do bolo. 
  4. Leva ao forno, pré-aquecido a 180º graus, durante 45/50 minutos.
  5. Espere 10 minutos antes de desenformar. 
  6. Cobertura: Num recipiente misture as claras com o açúcar até obter um liquido espesso esbranquiçado. Adicione o sumo de limão e misture novamente. Verta por cima do bolo totalmente arrefecido. 

Comentários

As três melhores receitas