Bolo de Citrinos com cobertura de Toranja

 

    O mês de Janeiro é, para mim, o que mais demora a passar e é nele que procuro definir os meus objetivos e metas embora de forma realista, já que nem sempre o desenrolar da vida nos leva até eles. Perceber as circunstancias e limitações da vida, será sempre o melhor truque par atingirmos uma tranquilidade mental que nos permita ser racionais a cada dia que vamos vivendo. Acho que é uma boa reflexão para começar mais uma volta ao sol. 

    O Bolo de hoje é um daqueles que reconforta a alma num fim de semana de chuva em casa, rodeado da família, na companhia de um chá quentinho. 

    A laranja e o limão são das minhas frutas de eleição sobretudo nesta altura em que o frio se faz sentir e combinadas com uma cobertura de toranja, origina uma experiencia inigualável para o palato. Se há bolo que gosto de fazer é este - simples, rápido e com ingredientes descomplicados, tornar-se-á numa das vossas melhores receitas.




Ingredientes: 

Massa do bolo:
6 ovos M 
2 1/2 Chávenas de chá de açúcar branco 
1/2 chávena de açúcar em pó 
3 chávenas de farinha de trigo sem fermento 
2 colheres de chá de fermento em pó 
Sumo de uma laranja e respetivas raspas
Sumo de um limão e respetivas raspas 
1 1/2 de óleo vegetal

Cobertura:
2 chávenas de chá de açúcar em pó
4 colheres de sopa de sumo de toranja (espremido na hora)
meia colher de chá de mel

Preparação: 
  1. Bata os ovos com os açúcar, durante cerca de 7 minutos, ate obter um creme volumoso. Adicione cuidadosamente o óleo, os sumos e as raspas. Envolva tudo muito bem. 
  2. Adicione aos poucos a farinha e o fermento, peneirados, e envolva ate obter uma massa homogénea.
  3. Unte uma forma com manteiga e farinha, verta a massa e leve a cozer durante 40 minutos. O forno deve ser pré-aquecido a 180C.
  4. Cobertura: Num recipiente misture o açúcar, o sumo da toranja e o mel, até obter um creme espesso de cor rosada. 
  5. Assim que o bolo estiver frio, verta a cobertura e decore com rapas de limão. 






Comentários

  1. *O* já quero fazer esse bolo.
    Janeiro é realmente um mês longo, estou de férias do trabalho e faculdade faz uns 360 dias (e contando) parece que não acaba nunca. Mas o bom é que conseguimos estipular as metas que queremos para o ano e o que faremos esse ano. Eu gosto de janeiro.

    ResponderEliminar
  2. Encantada com esse bolo lindo. Também sou fã de cítricos, especialmente nesse tipo de bolo, descomplicado e perfeito para um lanche da tarde.

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

As três melhores receitas