Bolo de cenoura & noz

 

    Dezembro
    O tão aguardado mês para muitas pessoas está, com toda a sua magia, novamente de regresso. Considero que para mim é o mês de reflexão, de olhar para o percurso que fiz no decorrer deste ano e de traçar novos objetivos para o ano seguinte, sem descorando as festas que também se aproximam. 
    No fim de semana passado fiz a minha árvore de Natal e, como é sempre habitual, decidi fazer um bolo para me aconchegar nesta época tão quente em sentimentos. 
    Se existe bolo que me conquiste na primeira dentada é o bolo de cenoura e noz - receita que me acompanha há uns bons anos e que nunca desilude. 
    Um bolo húmido & fofo, reune sabores que casam na perfeição e fazem jus a esta época em que o ingrediente principal é o calor da família - imperdível
    

Ingredientes:

350g de cenoura ralada
5 ovos médios
300ml de óleo vegetal 
100g de açúcar branco 
150g de açúcar em pó
400g de farinha de trigo sem fermento (t55)
20g de fermento
1 chávena de chá de miolo de noz 
1 colher de chá de canela 
2 colheres de sopa de iogurte natural

Para a cobertura:

4 claras
350g de açúcar em pó
Sumo de meio limão 



Preparação:

1. Separe as gemas e claras. Reserve as claras.
2. Numa liquidificadora , coloque as gemas, os açúcares , o óleo , a cenoura ralada, a canela em pó e o miolo de noz - triture tudo até que fique um creme amarelado.
3. Bata as claras até que fiquem firmes e sólidas. 
4. Num tacho, coloque o creme obtido no ponto 2 e com a ajuda de uma batedeira, adicione aos poucos a farinha e o fermento peneirados , e misture tudo até ficar com uma massa espessa. 
5. Com cuidado , incorpore as claras em castelo à massa do ponto anterior, até obter uma massa volumosa.
6. Unte a forma com manteiga e peneire um pouco de farinha, verta a massa e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos.



Cobertura:
  1. Num recipiente, coloque as claras, o sumo de limão e uma colher de chá de açúcar em pó - com um garfo, misture ate que obtenha um liquido branco e homogéneo. 
  2. Adicione o restante açúcar em pó, de colher em colher, mexendo bem entre adições. 
  3. A cobertura estará no ponto, quando deixar de sentir ''areias'' do açúcar.
  4. Verta por cima do bolo. 




Comentários

  1. Se eu já fiquei com vontade de fazer esse bolo?
    Fiquei sim! Vou testar...

    Dezembro sempre é época de refletirmos o ano e o que queremos para o próximo.

    Blogger | Pinterest

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

As três melhores receitas