Madalenas de limão e baunilha

 


    
    Depois de mais de um ano afastado do blogue, estou de regresso. 
    O caminho até ao dia de hoje não foi fácil - não só a adaptação a um pais novo e a uma nova cultura mas também a um ritmo de vida totalmente diferente. As responsabilidades aumentaram e, logicamente, todo este processo impossibilitou-me de retomar a atividade por estes lados. 
    O último capítulo que fechei no meu blogue foi marcado pelo término da minha licenciatura - faz um ano que me tornei enfermeiro. 
    Hoje, começamos a escrever um novo capítulo como todos aqueles que já fomos escrevendo ao longo destes 5 anos de blog. Como em várias ocasiões, volto novamente a agradecer a todos vocês que continuam nesta aventura lado-a-lado comigo.
    Posto isto, e porque o tempo por aqui está chuvoso e cinzento, nada melhor que umas madalenas caseiras de limão e baunilha. 
    A receita com a qual hoje vos presenteio é uma das melhores que a minha mãe me ensinou. porém mãe é mãe e só ela sabe o segredo para o sabor tão especial como aquelas que ela fazia nos dias de Outono. No entanto o sabor das que hoje vos ensino a fazer não fica nada atrás - ficaram húmidas, fofas e com um trago suave a limão - Imperdíveis


Ingredientes: 

(Dependendo da forma que utilizarem rende cerca de 18 madalenas - utilizei esta.)

150g de farinha branca s/fermento

150g de açúcar em pó 

20g de açúcar baunilhado 

2 colheres de chá de essência de baunilha 

3 colheres de café bem cheias de fermento em pó 

3 ovos médios

120 de manteiga sem sal 

Sumo de um limão + raspas finas 

Preparação:

  • Pré-aqueça o forno a 180 graus.
  • Num recipiente bata os ovos e o açúcar em pó, até duplicar de volume. 
  • Com cuidado, vá envolvendo na massa anteriormente obtida a farinha e o fermento (peneirados).
  • Adicione por fim, a manteiga derretida. o açúcar baunilhado, o sumo de limão, as raspas e a essência de baunilha. 
  • Prove a massa. 
  • Unte a forma de madalenas com um pouco de manteiga e farinha e preencha 2\3 de cada espaço. 
  • Leve ao forno durante sensivelmente 15 minutos
  • Retire do forno e polvilhe com um pouco de açúcar em pó. 



Comentários

  1. Os bolinhos parecem estar com uma cara boa mesmo.
    Ótima dica de receita!
    E seja bem vindo do lado de cá.

    Blogger | Instagram | Pinterest

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

As três melhores receitas