Sonhos de natal

 Quem segue o meu blog desde o Natal de 2016, que foi quando comecei esta aventura no mundo on-line, soube dos meus sonhos de cenoura que tinham consigo uma história caricata: Troquei o açúcar pelo sal e o resultado foram uns sonhos intragáveis que nem uma calda os salvou. 

Desde essa altura que andava para repetir a receita mas como não tinha corrido bem na primeira vez, fui deixando para canto a ideia.  

Todos os anos, tenho uma tia que mora na terra do meu pai que sabe que o doce desta época que mais gosto são os sonhos que ela faz: Altos, secos e com um sabor doce - são os melhores sonhos que ja comi e que como sempre nesta altura : só os dela ... feitos por ela. 

Este ano estou especialmente interessado nas receitas de natal e decidi tentar uma receita de sonhos simples que me indicaram e que ficam como eu gosto deles. Bem sei que muita gente faz sonhos de cenoura ou de abóbora mas para mim , os mais simples são os melhores. A massa do sonho geralmente não leva açúcar porém decidi adicionar-lhe um pouco de açúcar de baunilha que resultou na perfeição.

O truque para obter um sonho alto e volumoso é picar sistematicamente o sonho quando está a fritar em lume médio: Um simples palito faz a magia acontecer. 



Ingredientes:

6 ovos

1 colher sobremesa de essência de baunilha 

1 colher de sobremesa de açúcar de baunilha

250ml de água 

200g de farinha com fermento ( usei uma farinha super fina )

1 casca de laranja 

100g de manteiga 

Passos:

  1. Numa panela , coloque a água , a manteiga, o açúcar de baunilha e a casca de laranja - Deixe ferver - retire a casca de laranja e adicione de uma vez só a farinha e mexa até obter uma massa brilhante e macia , que se descole da panela. 
      
     2.  Transfira a massa para um tacho e deixe que ela arrefeça. Adicione a essência de baunilha e , com a ajuda de uma colher de pau, incorpore a essência. 
     3. Adicione um ovo de cada vez , trabalhando bem a massa com as mãos ou com a colher de pau até que cada ovo fique incorporado. Repita este passo para cada ovo adicionado. Deverá obter uma massa semi-espessa , amarelada e brilhante. 


     4. Com o auxílio de duas colheres de sopa , faça bolas pequenas de massa e deixe fritar em óleo quente ( lume médio). 
     5. Com um palito, vá picando os sonhos para que fritem homogeneamente e para crescerem.
     6. Os sonhos estão prontos quando tiverem triplicado de volume e quando estiverem douradinhos. 
     7. Passe os sonhos em papel absorvente e posteriormente , polvilhe com açúcar e canela em pó. 


Comentários

As três melhores receitas