Red velvet natural
Este é um dos bolos que mais trabalho meu deu. Sempre que ouvia falar no red velvet associava logo ás misturas instantâneas de compra e acho que nunca provei um red velvet feito de raiz, em casa, sem químicos.
Depois de algum estudo , que é um dos principais aspetos das receitas que eu trago aqui ao blog , vi várias receitas e todas elas tinham alguns ingredientes e procedimentos semelhantes.
O meu objetivo principal com tudo aquilo que ensino aqui no blog é que qualquer pessoa sem formação, tal e qual como eu, consiga alcançar grandes resultados da forma mais simplificada possível e esta receita é o exemplo disso.
Não foi uma tarefa fácil- tive de falhar 3 vezes para acertar em cheio na receita já que ora falhava na tonalidade ora falhava na textura do bolo.
Para que vocês não falhem , falho eu por vocês ah ah ah!
Este bolo ficou excelente (modéstia à parte) , ficou alto, fofo e húmido, com um sabor subtil e doce a beterraba - não se preocupem que não fica com um sabor intenso.
O twist deste bolo é um ingrediente que eu não sabia que tinha o papel mais fundamental neste doce : O sumo de limão. Quem diria , não é?
Passo a explicar: O sumo de limão nesta receita funciona como um intensificador de cor e é extremamente importante e imprescindível nesta receita : Vão por mim já que fiz sem sumo de limão e o resultado a nível de cor é totalmente diferente.
Caso não tenham fermento químico podem utilizar bicarbonato de sódio que em misturas ''ácidas'' funciona como fermento.
Dois aspetos importantes: Não se assustem com a quantidade de açúcar, tem mesmo de ser a que indico para obterem um resultado como o meu e têm de seguir obrigatoriamente a temperatura que eu sugiro já que durante os meus testes a temperatura mostrou ter influencia na cor que resultante.
Para a cobertura fiz um glassé real que nunca falha nem desilude- funcionou na perfeição mas podem sempre fazer uma cobertura de chocolate negro.
- Numa liquidificadora, coloque metade da quantidade da beterraba ( descascada , lavada e partida em cubos pequenos) , os ovos e o açúcar : Triture na potência máxima durante 2/3 minutos - depois, adicione a restante beterraba e triture novamente até atingir um liquido vermelho escuro, homogéneo e sem pedaços de beterraba .
- Transfira o líquido do ponto 1 para um recipiente e adicione a farinha, o cacau em pó e o fermento em pó ( aos poucos e peneirados ) , envolva tudo até obter um creme espesso e vermelho , sem grumos de farinha.
- Agora, adicione em fio o óleo - incorpore tudo muito bem. Por fim adicione o sumo de limão e envolva-o na massa do bolo.
- Opcionalmente adicione as colheres de beterraba em pó e misture novamente.
- Unte uma forma com manteiga e forre-a com farinha, verta a massa do bolo e leve ao forno, pré-aquecido a 155ºC , durante 50 a 60 minutos.
- Para a cobertura: Num recipiente, coloque a clara com duas colheres de sopa de açúcar em pó: Misture até obter uma pasta esbranquiçada e de seguida, adicione o restante açúcar em pó de forma progressiva. Para terminar adicione o sumo de meio limão e mexa novamente até obter um creme branco brilhante.
Comentários
Enviar um comentário