Bolachas de natal

 

É a altura do ano mais esperada por varias pessoas , eu inclusive, e embora este último ano , desafiante e complexo , temos de tentar viver esta época o mais normal possível.  Durante vários anos que andei para fazer umas bolachas de natal mas acabava por nunca a fazer: Ora acabava por adiar ora não tinha os materiais que me faltavam. 

Finalmente, fi-las e para primeira vez acertei em cheio na receita.

Estas bolachas, crocantes e muito saborosas dão-nos, a cada dentada , um trago muito bom a baunilha que nos faz comer uma após outra. 


Se seguirem os meus passos vão obter cerca de 45 bolachas que , depois de decoradas como as minhas , podem ser oferecidas como um presente especial e artesanal, feito por vocês.

A cobertura é bastante simples de fazer: Glassé real, que além de ser simples de fazer é muito versátil e fácil de manipular para obterem decorações que gostem - ah , e não é preciso ser um expert na pastelaria para fazerem bolachas com ''personalidade'' como estas. 

Por aqui, comeram-se praticamente todas e as poucas que sobraram foram para alguns amigos que ficaram maravilhados com cada bolacha. 

O cheirinho a baunilha que vai ficar na vossa cozinha depois de as tirarem do forno vai , certamente , compensar cada minuto de trabalho.

Agarrem as vossas formas de natal e ponham as mãos na massa.

Bom natal.


Ingredientes 

[Bolachas]
3 chávenas de chá de farinha sem fermento (440g sensivelmente)
1 chávena de chá de manteiga sem sal ( usei da marca Primor )
1 ovo médio
3 colheres de café de fermento em pó
1 pitada de sal 
Meia chávena de chá de açúcar baunilha 
Meia chávena de açúcar branco
1 colher de chá de essência de baunilha

[Glassé real]
300g açúcar em pó
1 clara e meia de ovo 
1 colher de chá mal cheia de sumo de limão



Passos:
  1. Num recipiente, bata a manteiga amolecida com os açúcares e com a essência de baunilha até obter um creme fofo amarelado.
  2. Adicione o ovo e misture-o ao creme do ponto anterior.
  3. Adicione aos poucos  a farinha e o fermento em pó peneirados. Envolva tudo muito bem e , com as mãos trabalhe a massa até formar uma bola de massa que se descole das laterais. 
  4. Envolva a massa em película aderente e leve ao frio por 2h.
  5. Numa superficie enfarinhada trabalhe a massa mais um pouco e separe a bola maior em 2 bolas mais pequenas. 
  6. Estique a massa até que fique com cerca de 0,5cm de espessura. 
  7. Com as formas que escolheu, faça cortes na massa : Aproveite os restos da massa, volte a juntá-los numa bola e faça mais bolachas - 0 desperdício. 
  8. Forre os tabuleiros com papel vegetal e disponha as bolachas com cerca de 0,5 cm de intervalo entre si. 
  9. Leve as bolachas ao forno , pré-aquecido a 150ºC , durante cerca de 12-15 minutos ou até que estejam levemente douradas.
  10. Retire-as do forno e deixe que fiquem totalmente frias.


  11. [Glassé] Num recipiente, coloque as claras e 1 colher de sopa de açúcar em pó: Comece a misturar tudo até formar um creme esbranquiçado. 
  12. Vá adicionando aos poucos o açúcar em pó mexendo sempre de modo a obter um creme esbranquiçado. Quando tiver adicionado metade do açúcar em pó, adicione o sumo de limão. 
  13. O objetivo, depois de misturar muito bem estes ingredientes, é obter um creme esbranquiçado com uma textura semelhante á pasta dos dentes ( um pouco mais liquida). 
  14. Para decorar as bolachas, use um saco de pasteleiro com ponta fina e faça desenhos iguais aos meus ou dê uso á imaginação: Mil e uma possibilidades. 


Comentários

As três melhores receitas