Polvo à lagareiro


Peixe não é algo que me chame a atenção. Maior parte de todos os pratos principais que trouxe ao blog são de carne e existem no máximo 2 ou 3 receitas de bacalhau. Antes do covid fui a um restaurante onde comi um polvo à lagareiro tão bom que este peixe passou a estar no pódio e, claro está, tive de replicar a maravilha que comi para trazer ao blog.

O polvo que eu utilizei era fresco e fez toda a diferença: Os polvos congelados vêm com muita água e muitos cristais de água o que faz com que fiquem com um sabor a gelo mesmo depois de cozinhado.

Este prato tão tradicional e tão característico do nosso povo português, tem de ser confecionado com os melhores produtos que consigam obter. Tal foi a minha dedicação a fazer este prato que dei uso ao meu forno de pedra, mas podem sempre utilizar o elétrico.

É uma receita que à primeira vista pode parecer trabalhosa, no entanto não o é: Todo o trabalho que der será totalmente compensado com um polvo tenrinho acompanhado de umas batatinhas tostadas no forno, regados com azeite, salsa e alho - tão bom.




Ingredientes para 3 pessoas:

Polvo fresco com um peso entre 1,7kg e os 2,3kg.

1,8kg de batatinhas para assar

370 ml de Azeite extra virgem

Tomilho verde q.b

2 cabeças de alho

1 cebola grande com casca

Salsa fresca q.b

Pimenta branca q.b

Sal q.b

1 malagueta pequena sem sementes



Passos:

1.  Passe o polvo por água fria para lhe tirar possíveis areias. 

2.  Numa panela, coloque sensivelmente 5l de água, a cebola inteira e com casca, a malagueta, 70ml de azeite, uma cabeça de alho esmagada, 1 colher de sopa de sal e uma colher mal cheia de chá de pimenta branca - Coza o polvo durante 45 minutos. Vá espetando o garfo para ver quando fica tenrrinho.  Quando estiver cozido, deixe-o a arrefecer na água de cozedura. 

3.  Separe os tentáculos da cabeça do polvo. Reserve na água de cozedura.

4.  Coza as batatas durante cerca de 6 minutos (até que se consiga espetar um garfo) e, de seguida, com a ajuda de um prato ou colher, pressione as batatas para ficarem esborrachadas.

5.  Num tabuleiro de ir ao forno, coloque as batatas esborrachadas e os tentáculos bem distribuídos. Polvilhe um pouco de sal, com bastante salsa picada, com os dentes de alho laminados da outra cabeça de alho e com tomilho verde - envolva tudo muito bem e finalize com os 300ml de azeite (regue por todo o tabuleiro). 

6.  Leve ao forno durante 40 minutos a 170º.


Comentários

As três melhores receitas