Panna Cotta de Maracujá


   

Quem me acompanha desde os tempos primordiais do blog ( meio de 2017 ) sabe que a panna cotta de frutos vermelhos foi a primeira receita que fiz e que publiquei. Até aos dias de hoje é uma das minhas sobremesas favoritas e não dá trabalho nenhum em fazer.
Uns amigos dos meus pais trouxeram bastantes maracujás maduros, prontos a comer e, claro está, não podia deixá-los ir sem fazer uma receita com eles.
O foco principal desta sobremesa além do maracujá são as flores comestíveis da Aromáticas vivas (amores-perfeitos). Quem presta atenção às receitas e sobretudo às decorações dos pratos , já deve ter reparado que eu gosto muito de utilizar flores comestíveis como decoração/guarnição.
Os amores-perfeitos têm um sabor suave e também podem ser utilizados para aromatizar vinagres, sopas e bebidas.
Esta será a primeira receita de muitas que irei trazer ao blog no âmbito da nova parceria que o blog tem com a Aromáticas Vivas.



Ingredientes:

200ml de natas de bater

3 folhas de gelatina

4 gotas de essência de baunilha

150ml de leite

8 colheres de chá de açúcar

8-10maracujás médios

Flores comestíveis da Aromáticas Vivas

Folhas de hortelã-menta da Aromáticas Vivas





Preparação: 

1.    Hidrate as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. 

2.    Numa panela, misture as natas ( não bata ), 5 colheres de chá de açúcar, o leite e as gotas de baunilha - leve ao lume ( médio) até que ferva. Adicione as folhas de gelatina e misture até que estas se dissolvam no liquido. 

3.    Deixe arrefecer ligeiramente e depois distribua o preparado obtido no ponto anterior por taças individuais ou num recipiente próprio. 

4.    Leve ao frio por 3/4h. 

5.    [Cobertura de maracujá] Numa panela , coloque o interior dos maracujás, 3 colheres de chá de açúcar e 2 folhas de hortelã menta. Deixe ferver em lume baixo durante 5 minutos. Assim que arrefecer por completo, verta por cima das panacottas. 

6.    Sirva-as decoradas com as flores comestíveis da Aromáticas Vivas e algumas folhas de hortelã-menta.

Comentários

  1. Adoro panna-cotta além de ser simples de fazer podes variar nos sabores e usar varios frutos.
    O maracujá é um fruto que adoro, essas flores com comestíveis não conhecia , conheço aromáticas vivas que é daqui de Viana do Castelo, compro sempre as ervas aromáticas deles.
    Ficou uma sobremesa linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a panna cotta é uma receita muito versátil já que podemos utilizar diferentes frutos. As flores comestíveis da Aromáticas deram-lhe um sabor tão característico que só quem teve a sorte de provar sabe o que digo.
      O maracujá fica sempre bem numa sobremesa ainda por cima com este calor...
      Muito obrigado pelo seu comentário, um beijinho.

      Eliminar

Enviar um comentário

As três melhores receitas