Pão de hambúrguer caseiro


Se depois do pão de alho que publiquei não aderiram à ''Pãodemia'' é desta que o fazem.
 Hoje, a receita que vou trago resulta de várias tentativas falhadas até à data de fazer um pão de hambúrguer. Acontece que desta vez saíram todos muito bem e o resultado final ficou incrível: Estava fofo e delicioso.
O hambúrguer que está ao lado foi o que decidi fazer para dar uso ao pão que fiz: Leva cogumelos frescos salteados com tomilho, maionese de alho, queijo, cebola crocante, 1 ovo mal passado e 100g de carne de vaca.
Aí em casa façam a combinação que mais gostarem, certamente que o resultado final será tão bom ou melhor que o meu.
O pão de hambúrguer comprado está longe de ser tão bom como o caseiro , tanto pelo sabor como pela frescura: Experimentem vocês e vão ver que eu tenho razão.



Ingredientes para sensivelmente 10 pães:

 

500g de farinha com fermento

10gr de fermento de padeiro 

3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de sal fino 

2 ovos e uma gema 

2 colheres de sopa de óleo vegetal 

150ml de leite 

Sementes de chia q.b

Sementes de sésamo q.b 







Preparação:

1.  Numa tigela com um pouco de leite, dissolva o açúcar, o fermento e o sal até obter um líquido homogéneo.

2.  Num recipiente coloque a farinha com um buraco no meio. Coloque um ovo inteiro e a gema nesse buraco e adicione o óleo. Envolva tudo e adicione o leite aos poucos. 

3.  Adicione o líquido obtido no ponto um e comece a trabalhar a massa até que esta se descole das mãos. Se a massa estiver muito mole e não se descolar das mãos, adicione farinha aos poucos até que se descole.

4.  Numa superfície enfarinhada trabalhe um pouco mais a massa e reserve-a num recipiente coberto à temperatura ambiente por cerca de 2h.

5.  Após esperar que a massa levede, enfarinhe uma superfície e separe a massa em pedaços de tamanho semelhante: O tamanho depende se quiser pães grandes ou pães pequenos.

6.  Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque lá os pedaços de massa, com algum espaço entre si e, espalme-os até obter o diâmetro que pretende. Tape com um pano e deixe repousar durante mais uma hora. Tenha em consideração que a massa tem tendência para dobrar de tamanho e é importante manter a forma espalmada. Para isso recomendo que, por cima do tabuleiro em que colocar os pedaços de massa a repousar que, coloque também algum objeto que imprima alguma força para que a massa não perca a sua forma espalmada. Eu usei uns livros que tinha cá por casa.

7.  Após esperar a hora de repouso da massa , pincele-as com um ovo batido com um pouco de leite e, polvilhe com as sementes de sésamo e chia.

8.  Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos. 

Nota: Se sobrarem pães pode congelar e consumir num prazo máximo de 1 mês. Quando os quiser utilizar, basta deixar a descongelar durante 30 minutos e pré-aquecer durante um minuto.



Comentários

As três melhores receitas